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 Stages

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Beto
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MensagemAssunto: Stages   Dom 10 Ago 2014 - 9:55

Eu tava fazendo fazendo uns experimentos com stages, eu fiz um, eu queria saber oque acontece se passar da área delimitada pela engine e se também é necessário dar resize como faz com os personagens.

Desde já grato :)
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Danilo
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MensagemAssunto: Re: Stages   Dom 10 Ago 2014 - 12:39

O que acontece? Teoricamente nada. Só será desenhado a imagem que estiver dentro do quadro delimitado pela engine. Caso fique uma parte além disso só será desenhada se os personagens se deslocarem para tal posição em que fique visível a imagem.

Lembrando que você pode repetir partes de cenário na vertical e na horizontal, evitando assim ter que fazer, por exemplo, um chão muito extenso. Ao invés disso você coloca somente uma parte dele e seta a opção de repetição na horizontal.

Era essa a sua dúvida?

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DWing
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Beto
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MensagemAssunto: Re: Stages   Dom 10 Ago 2014 - 13:35

Deixa ver se eu entendi, se eu fizer um palco grande, tanto na vertical quando na horizontal, e caso ele ultrapasse a área delimitada, a câmera só vai lá, se o personagem for, é isso? aquela área dentro do fm, é tamanho padrão não é? Outra coisa é tamanho do stage, nos chars é necessário dar resize, por que se não, ficam muito pequenos, se eu pegar um stage do mugen ou ripado de um jogo, vou precisar dar resize também?

se for isso, tudo bem era só essa a duvida por enquanto, eu tive medo de fazer um estágio trabalhoso, e chegar lá e não dar certo, nunca fiz stages, estou improvisando alguns, e realmente essa engine é intuitiva, eu mexi em algumas coisas vendo um tuto em inglês nessa parte, valeu, breve terei mais perguntas, muitas perguntas rsrs...  Isso 

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MensagemAssunto: Re: Stages   Dom 10 Ago 2014 - 14:14

ao lado esquerdo vc deve marcar horinzontal e vertical aí é só por o tamanho que vc quer que o stage sejaa nao e so essa pequena area vc pode expandir ela fazendo isso e sim é nescessário o resize.
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Beto
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MensagemAssunto: Re: Stages   Dom 10 Ago 2014 - 16:55

Putz, nesse caso eu tenho que saber até onde aumentar isso, olha só, eu ainda estou trabalhando no solo, eu fiz um print pra você ver.

Imagem:
 
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MensagemAssunto: Re: Stages   Dom 10 Ago 2014 - 20:35

aumenta ate o limite da imagem
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Beto
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MensagemAssunto: Re: Stages   Ter 12 Ago 2014 - 13:34

Vou fazer isso, estou terminando dark wolverine, ele vai ser o primeiro a ir pra programação provavelmente, aí eu vejo detalhadamente como fazer resize e o que você usa pra fazer isso, sou meio viciado em photoshop quando se trata de editar imagens, mas se houver métodos diretos sem isso e aquilo, é melhor, até próxima pergunta :)

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MensagemAssunto: Re: Stages   Ter 12 Ago 2014 - 20:53

eu uso o paint net redimensiono a imagem depois colo em uma nova camada e redimensiono manualmente pra tirar esse efeito de blur é só deixar na qualidade pixelado
se quiser manda as sprites de algum stage que eu faço aqui e te mando pra seguir como exemplo.


Última edição por Tuninho o lendário em Ter 12 Ago 2014 - 22:11, editado 1 vez(es) (Razão : expliquei errado)
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Beto
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MensagemAssunto: Re: Stages   Ter 12 Ago 2014 - 21:20

Bom, aquele estagio que eu estava editando na verdade era esse na imagem, tai as imagens pra vc ver


Stage:
 
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MensagemAssunto: Re: Stages   Ter 12 Ago 2014 - 22:03

Spoiler:
 


tem que ser desse tamanho
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Beto
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MensagemAssunto: Re: Stages   Ter 12 Ago 2014 - 22:16

Blz, vou fazer um template com esse tamanho, valeu  Isso 

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MensagemAssunto: Re: Stages   Qua 29 Jul 2015 - 8:46

Agora no tópico certo rs*

Qual o tamanho ideal para os chars e cenários?

Meus sprites estão nas seguintes resoluções:
- Stages: 1920 x 720
- Char: 69x124

Jogo: KOF.

OBRIGADO!

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Beto
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MensagemAssunto: Re: Stages   Qua 29 Jul 2015 - 11:24

Não importa o jogo, dobra o tamanho dos personagens e fases, se não for o bastante, tem que ser no olhometro mesmo, vc aumenta até onde vc achar melhor, mas memorize ou anote a porcentagem, porque vai valer pra todos.

Outro detalhe, não esqueça de assistir o vídeos do Dawing, de como fazer fases

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MensagemAssunto: Re: Stages   Qua 29 Jul 2015 - 12:08

Fala Beto!

Já assisti todos os videos do canal "Café com Engine" e cenário eu não tive problemas ainda..
na verdade a minha dor de cabeça está sendo o tamanho do char dentro do cenário.
Estou usando o Photoshop para não perder a qualidade gráfica do JPEG como indica esse tutorial: http://fmbr.ativoforum.com/t15-salvando-suas-sprites-sem-perder-qualidade-de-cores
Acontece o seguinte:

1° Eu aumento a imagem (ainda em jpeg) em 150, 200, 250%
2° depois eu faço a conversão indicada no tutorial a cima (Web p/BMP 8bit)
Obs: Até ai.. visualizando pelo windows.. eu não perdi qualidade alguma.
Kyo:
 

3° Quando insiro a mesma imagem na engine ela fica assim:
Print:
 
Print2:
 
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Beto
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MensagemAssunto: Re: Stages   Qua 29 Jul 2015 - 12:30

Opa amigo, nunca use JPG, vc perde suas imagens nesse formato, sabia que vc estava fazendo algo errado, pra trabalhar com imagens 256 cores, apenas PNG e BMP, ou no proprio formato PSD do photshop, o FM só enxerga BMP, então vc vai ter que converter a imagem pra 256 cores e depois pra BMP, só assim o FM vai reconhecer a imagem e automaticamente e o  plano de fundo, se a imagem for convertida pra jpg ou outro formato cmyk, já era, pode dar adeus a imagem, só edite ou aumente o tamanho dos sprites, quando estiver convertido em 256 cores, que ela vai duplicar os pexels a manter as cores dos sprites

Aqui tem sprites pra vc baixar, até kof 2003 http://www.infinitymugenteam.com/

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MensagemAssunto: Re: Stages   Qua 29 Jul 2015 - 13:31

Aumentar essa área rosa e marcar transparência e paleta privada também iria funcionar assim o sprite fica limpo e sem esses furos quando inserir na engine.

o FM reconhece a cor preta como neutra e apaga ela do sprite vc tbm pode apagar a cor rosa mexendo na paleta e colocando ela na cor preta .

Outra boa dica é deixar os sprites dos chars numa altura de 5 a 7 cm assim fica num tamanho legal pra tela
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Danilo
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MensagemAssunto: Re: Stages   Qua 29 Jul 2015 - 14:39

Eu sempre calculo a proporção do sprite a partir de uma tela 640x480.

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MensagemAssunto: Re: Stages   Qua 29 Jul 2015 - 15:21

Eu tirei todos os sprites (PNG) dos seguintes sites:

infinitymugenteam.com/FrameSprites
spriters-resource.com
spritedatabase.net
ACERVO: mediafire.com/?84orz89rc78zg
kof98um: mediafire.com/download/eyxi3qxopinc1ju/kof98umspritewuwu.zip
kof2002um: mediafire.com/download/puesup7d49uhtis/kof2002umspritewuwu.zip

O restante é do Mugen.. hehehe
Som e imagem eu já tenho tudo que preciso!
o bicho tá pegando agora com a programação, porque eu sou nobbie no assunto.. -_-
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