Fórum 2D Fighter Maker 2nd Brasil. Engine de programação a jogos de luta.

PortalInícioFAQBuscarRegistrar-seConectar-se
Conectar-se
Nome de usuário:
Senha:
Conexão automática: 
:: Esqueci minha senha
Últimos assuntos
» Transhuman Syndrome
Qua 21 Jun 2017 - 14:12 por Hit

» Stages:som e mudança de cenario
Sab 6 Maio 2017 - 10:33 por Ash Carmesin

» Animação sumindo:"K.O"WIN"LOSE"
Dom 30 Abr 2017 - 13:28 por GMaker

» Variações de defesa
Qui 13 Abr 2017 - 14:18 por FASA

» [Jogar Online] LunaPort
Seg 27 Mar 2017 - 18:43 por Hit

» Dragon Ball Z UP
Seg 27 Mar 2017 - 18:38 por Hit

» Duvida: Remover deslizamento do P1 quando golpeia P2 no canto da tela.
Sex 17 Fev 2017 - 13:54 por wegosan

» Vanguard Princess partner system
Ter 14 Fev 2017 - 20:31 por FASA

» Mais de uma opening
Ter 24 Jan 2017 - 23:12 por FASA

» Sistema de tiro,contagem de balas,tipos de munição
Sab 21 Jan 2017 - 18:07 por FASA

Buscar

Resultados por:

Rechercher Busca avançada

Compartilhe | 

Limitações da Engine

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo 
AutorMensagem
OldSchoolPH
Usúario

Reputação : 0

MensagemAssunto: Limitações da Engine   Ter 4 Ago 2015 - 19:12

Pessoal, como disse antes eu sou novo aqui e na engine.\'-\'
Aprendi algo, que pra mim foi significativo com os videos do canal "Café com Engine", no entanto ainda tenho dúvidas, pq não queria fazer um jogo básico como fã, mas sim um jogo fiel ao original, semelhante o máximo possível.

Caso tenha alguém que jogou KOF98 / KOF2002*
Quais as limitações que eu tenho na engine que me impedem de fazer algo semelhante?

1. Tenho uma preocupação quanto a variações de pulo: Curto, Normal e Super (execução por sensibilidade do comando para: pulo curto e normal).

2. Se é possível criar um sistema de Guard Bar (não achei sobre o assunto)
3. Notificações como: "Counter", "Guard Break" e até "exclamação".
4. Criar contra golpes durante a defesa (usando especial).
5. Sistema de barra (com tempo) de cancel: Golpe x Golpe, Golpe x Especial.

Desculpem se eu estiver sendo ogro nas perguntas, mas vcs melhor que ninguém, sabem que eu tenho que ver se vale a pena ou não cair de cabeça em um projeto que exige MUITO TEMPO e DEDICAÇÃO.Neutro  

Não quero tbm parecer preguiçoso, pq não é o caso.. Ninja
Se tiver tutorial em video ou texto, e for possível fazer tudo que eu preciso pro jogo ser fiel.. nesses 5 apontamentos acima.
Não vou medir esforços em me aperfeiçoar na engine para isso ser possível!

Obrigado à todos do forum que contribuiram até agora! Isso
Beto
Usúario

Reputação : 2

MensagemAssunto: Re: Limitações da Engine   Ter 4 Ago 2015 - 19:53

Realmente a engine possui algumas limitações, o mugen em termos de programação, pode fazer vc  ir mais além, a maior parte do que falou aí, imagino que seja possível, mas vc vai ter que dominar tudo quanto é técnica de variáveis, quando vc entender como funciona, vai ver que da pra fazer muita coisa nessa engine, eu vim do mugen pra essa engine, porque em teoria, ela facilitaria minha vida e me tornaria mais independente, não ia precisar sair atrás de programador, porque eu estava ocupado demais com os sprites.

Como vc, eu também já me questionei sobre a engine, até pensei em voltar pro mugen de novo, mas ela parece ter tudo oque eu preciso pra realizar meu projeto nesse momento, mas tem esses macetes que vc só pega com tentativas e com o tempo, acho que vc esta desistindo cedo demais, vc ta começando agora, vc vai encontrar tanto limitações aqui quanto no mugen (muita dificuldade no mugen), no mugen por exemplo, ele não interage com o sistema e os stages, o fm faz isso.

Leia todos os tutoriais que existem por aí, baixe outros jogos feito nela e vc vai aprendendo, eu tenho que ser sincero, vc não vai conseguir fazer um jogo do dia pra noite, isso deve ser um robby, não uma obrigação, boa sorte.

Os outros membros devem te dar algumas dicas também.

__________________________________________________________________________________________________

Última edição por Beto em Ter 4 Ago 2015 - 23:24, editado 1 vez(es)
Danilo
Administrador

Reputação : 7

MensagemAssunto: Re: Limitações da Engine   Ter 4 Ago 2015 - 22:01

Tuninho deve explicar melhor do que eu, mas vamos lá. Temos excelentes jogos no FM que na época de quando não sabíamos nada, no tempo do Orkut, nos deixavam impressionados, um desses jogos é Vanguard Princess, que tem um sistema de coop incrível. Recomendo que baixe:

http://neo-zjogos.blogspot.com.br/2010/02/2d-fighter-maker-2002-jogos-vanguard.html
http://www.baixaki.com.br/download/vanguard-princess.htm

A engine é limitada por ser antiga, com bastante dedicação dá pra fazer algo muito legal. Se você encontrar uma atual talvez seja melhor para um grande projeto. Ou programar do zero um jogo usando alguma linguagem como C#, C++ ou algum Maker mais genérico, como o Multimedia Fusion (nem sei se existe mais, faz tanto tempo  \'-\' )

Caso tenha alguém que jogou KOF98 / KOF2002* Quais as limitações que eu tenho na engine que me impedem de fazer algo semelhante?

1. Tenho uma preocupação quanto a variações de pulo: Curto, Normal e Super (execução por sensibilidade do comando para: pulo curto e normal).

Como seria esse pulo por sensibilidade? Por exemplo, apertar a tecla um pouco mais fraco? Não sei se a lógica é essa. Mas, os comandos são baseados no tempo, talvez possa fazer um sistema nisto. Aliás, o super pulo, se for com um "cima + cima" é muito fácil de fazer.

2. Se é possível criar um sistema de Guard Bar (não achei sobre o assunto)
     Aqui entra o jogo acima. Além das barras dos dois personagens, tem mais duas barras extras. Provavelmente é possível criar mais barras. Mas, não posso garantir.

3. Notificações como: "Counter", "Guard Break" e até "exclamação".
      Sim. Mas nunca tentei fazer.

4. Criar contra golpes durante a defesa (usando especial).
      Sim. É possível.

5. Sistema de barra (com tempo) de cancel: Golpe x Golpe, Golpe x Especial.
       Não entendi muito bem. Mas, como dito acima, os comandos do FM são baseados no tempo.

Recomendo também ver outros jogos: http://neo-zjogos.blogspot.com.br/search/label/2D%20Fighter%20Maker%202nd.%20-%20Jogos

__________________________________________________________________________________________________
DWing
Visite: Café com Engine
OldSchoolPH
Usúario

MensagemAssunto: Re: Limitações da Engine   Qua 5 Ago 2015 - 1:54

Beto:

Também passei pelo mesmo que você e desisti do mugem rápido porque prefiro me dedicar mais aos sprites que a programação mais complexa.
Essa engine foi minha escolha justamente por quebrar esse galho pra mim por questão de tempo e aproveitamento de um trabalho independente.
E não se preocupe, não desisti. apenas estava levantando essas questões para ver se vale a pena e parece que vale sim..
Isso

DWing:

1. O Pulo seria por sensibilidade sim.. exemplo (direcões no teclado numérico):
Pulo curto: 789 (rápido) - Pulo Normal: 789 (pressionado) - Super-pulo: baixo x cima (123 x 789)

2 e 3. Sistema guard bar: então teoricamente eu teria que criar essa barra para cada personagem como uma barra paralela? nesse caso as notificações ("counter" ,"!", "hits", "guard break") tbm seriam o mesmo caso?

5. Barra de Habilidade: Então acho que seria o mesmo caso á cima..
É acionada uma habilidade com tempo de uso, e essa habilidade consiste em cancelamentos especiais.
Exemplo: https://www.youtube.com/watch?v=PuvXvdVcVgI
Beto
Usúario

Reputação : 2

MensagemAssunto: Re: Limitações da Engine   Qua 5 Ago 2015 - 11:08

Vc quer fazer um game, que seja fiel a KOF, eu também era assim, só que minha praia era MVC, lembro que sempre que fazia um, tinha um cara fazia outro melhor que o meu, até me sentia perseguido, as pessoas se encantavam com dele e o meu ficava para trás, minhas ultimas tentativas, foi sasquatch e Rikuo, realmente parecem bem com um MVC1 com fx mvc2, eu digo: esta quase perfeito, mas não quero mais, porque todo mundo fazia  MVC, oque eu faço agora, pode ser substituído futuramente, mugen é uma ferramenta universal, chars nessa engine se tornam obsoletos todos os dias, foi quando meu HD pifou  e eu perdi todo meu antigo projeto, o PC era velho e enão tomei providencias pra proteger minhas coisas.

Eu disse: vou parar, mas quando voltar, vou fazer tudo diferente e original, do meu jeito, dane-se os jogos fodões que todo mundo idolatra, não vou ser forçado a seguir um padrão, copiar algo que já existe, repetir de novo? Meu projeto tomou um rumo totalmente diferente de MVC, foi libertator, não preciso mais fazer tudo aquilo.

No ramo das criações, existe algo chamado, liberdade criativa, é quando vc muda as coisas, de acordo com seus conceitos, talvez vc possa criar seu proprio sistema, mesmo que não seja tão bom quanto os da SNK, mas um que esteja dentro de suas possibilidades, se for pra melhorar, vc melhora mais tarde, o melhor de tudo é que vai ser seu, seu jogo fazendo sucesso ou não, vai ter sua singularidade, mas se quiser sucesso imediato, copie fielmente, dê as pessoas, o que elas já estão acostumadas e elas vão aceitar alegres, oque é novo assusta, pessoas evitam o quanto podem, pronto já escrevi meu livro, até mais kkk...

Danilo
Administrador

Reputação : 7

MensagemAssunto: Re: Limitações da Engine   Qua 5 Ago 2015 - 11:37

Nunca usei o MUGEN para desenvolver um jogo, mas pensava que ele fosse fácil.

Na época de Orkut preferi o 2DFM por ter a opção de "Story Mode". Na verdade, li um tutorial bem antigo, que ensinava o básico do básico e me identifiquei. Nós nem sabíamos usar variáveis kkkk, até que o mestre Pedrovisky (que sumiu faz tempo) nos ensinou a usar.

O cara fez um excelente Yu Yu Hakusho e um Naruto que até os gringos estava vidrados acompanhando. Postei um vídeo desse último projeto num site antigo meu, quando um belo dia eu vejo uma enxurrada de pessoas falando inglês perguntando do projeto kkkkk bons tempos. Com tudo isso ele era bem humilde, nos ensinou vários macetes.

Tinha o Carlson também, o Anderson. Os caras eram feras. Lembro que o Tuninho entrou por último, acho, hoje ele que domina mais. Digo isso por que com criatividade, provavelmente dá pra fazer quase de tudo que se encontra nos jogos de arcade mais antigos, só ter imaginação e paciência.

Mas recomendo não fazer um clone com tantas características, o projeto pode ficar complexo e cair no desanimo. Contudo, qualquer coisa estamos aqui.

DWing
Visite: Café com Engine
OldSchoolPH
Usúario

MensagemAssunto: Re: Limitações da Engine   Qua 5 Ago 2015 - 20:28

Última dúvida para começar a por a mão na massa.. Ninja
Terminei a parte gráfica! Agitado

Obs: esse tbm eu não achei em tutorial..

Tenho 2 animações de cada botão:

- Soco Fraco próximo/ longo*
- Soco forte  próximo/ longo*
- Chute Fraco próximo/ longo*
- Chute Forte próximo/ longo*

Situação:

Eu precisava que o meu char executasse a função do botão ABCD, quando o box do adversário estiver no alcance "X" (próximo)..
e quando o mesmo não estiver nesse alcance, ser executado com o mesmo botão, uma animação longa a distância.

VALEU!
Hit
Usúario

Reputação : 57

MensagemAssunto: Re: Limitações da Engine   Sex 7 Ago 2015 - 12:41

Bom acho que as únicas limitações da engine são a parte gráfica pq só da pra salvar as imagens em bitmap 256 cores e o fato que ele só pode ser executado no windows ,o Mugen pega no Android acho ,é no começo quase migrei pro Mugen por causa disso mas aprendi muita coisa lá no extinto dwspace

O Carlson realmente era o que mais entendia do FM tanto é que aprendi a usar as variáveis num tutorial dele

Pelo que vi aqui a maioria das suas dúvidas envolvem variáveis antes de começar recomendo que aprenda sobre elas aqui mesmo no fórum tem um tutorial meu explicando tudo sobre elas domine as vars e nada sera impossível de ser feito

Quanto ao contra ataque tem um video que fiz la no canal do Danilo(café com engine) que ensina a fazer do zero vc pode por essa ação na defesa e vai dar certo

Algumas dúvidas são difíceis de explicar por meio de palavras então vou fazer um video e em breve disponibilizo ok

Essa ultima é bem fácil no FM da pra mudar o comando quando o char esta perto e longe e só mudar na aba de comandos e troca a animação e na aba básico vc pode definir a distância de quando o char vai ser considerado perto ou longe do oponente.

É impossível não notar o quanto essa engine esta ficando obsoleta hj em dia muita gente costuma jogar pelos smartphones, tablets,iphones é triste ver que o FM não se renove imagina se desse pra programar no cel seria um sucesso.
fightermaster
Usúario

MensagemAssunto: Re: Limitações da Engine   Sex 7 Ago 2015 - 16:58

só em emuladores de windows....tipo pra mac. E acho que tem pra algum android.
Conteúdo patrocinado

MensagemAssunto: Re: Limitações da Engine   

Limitações da Engine
Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo 
Página 1 de 1
 Tópicos similares
-
» REX Weather Engine
» Criando Games de Terror 3D (sem precisar conhecer programação) com" Terror Engine: Reborn 2.0" (ou 2.1)
» Weather Engine FSX
» Outerra - Motor de Simulação
» GTX 260

Permissão deste fórum:Você não pode responder aos tópicos neste fórum
2D Fighter Maker 2nd Brasil :: 2D Fighter Maker 2nd. :: Dúvidas-
Ir para: