Fórum 2D Fighter Maker 2nd Brasil. Engine de programação a jogos de luta.

PortalInícioFAQBuscarRegistrar-seConectar-se
Conectar-se
Nome de usuário:
Senha:
Conexão automática: 
:: Esqueci minha senha
Últimos assuntos
» Download do 2D Fighter Maker
Sab 14 Out 2017 - 23:48 por Danilo

» Crit Hit
Ter 22 Ago 2017 - 17:37 por Hit

» Como diferenciar o Player 1 do Player 2 no Start
Sab 19 Ago 2017 - 14:38 por FASA

» Transhuman Syndrome
Seg 14 Ago 2017 - 18:54 por FASA

» Stages:som e mudança de cenario
Sab 6 Maio 2017 - 10:33 por Ash Carmesin

» Animação sumindo:"K.O"WIN"LOSE"
Dom 30 Abr 2017 - 13:28 por GMaker

» novo grupo de fightermaker
Sab 15 Abr 2017 - 18:32 por Hit

» Variações de defesa
Qui 13 Abr 2017 - 14:18 por FASA

» [Jogar Online] LunaPort
Seg 27 Mar 2017 - 18:43 por Hit

» Dragon Ball Z UP
Seg 27 Mar 2017 - 18:38 por Hit

Buscar

Resultados por:

Rechercher Busca avançada

Compartilhe | 

Como criar uma Inteligencia Artificial ?

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo 
AutorMensagem
Brian Rocha
Usúario

Reputação : 0

MensagemAssunto: Como criar uma Inteligencia Artificial ?   Dom 13 Set 2015 - 18:46

Finalmente estou tendo progresso com o Juggling em combos, mas fazer o computador se virar no meio do combate está difícil...

A aba CPU não oferece muitos recursos para customização da I.A (ao menos, eu não encontrei muita coisa), visto que, só checar a distância do inimigo não é o bastante.

O que eu procurava era uma forma de fazer o computador checar condições e fazer certas ações, como se abaixar na hora exata que o inimigo der um soco, ou dar um chute baixo enquanto o inimigo estiver defendendo em cima.

Eu pensei em um método, que não sei se irá funcionar, e por isso, eu vim aqui mostra-lo para vocês.

O método funcionaria assim, eu usava o método normal de checagem, e fazia isso pra 3/4 ações do computador que checariam a mesma coisa (talvez de conflito caso a probabilidade de um confira e outra também, mais acho que, usando uma variável eu posso me livrar disso) para fazer diferentes ações em uma mesma checagem.

Disso, quando conferir, ele irá mandar a engine pra tal skill, e lá, ele fará uma outra checagem, que será a checagem mais importante, ela irá checar se o cara está defendendo ou se o cara está em certa ação, se estiver, ele irá mandar o char para outra skill, contendo o movimento que ele irá fazer.

Tipo, como eu disse acima, se eu preferir que a CPU mande uma rasteira no outro enquanto ele defende em cima, eu checo a distância deles primeiro, depois mando a engine pra outra skill de checagem, e lá eu checo se o inimigo está defendendo em cima, se estiver, ele irá mandar o char pra skill da rasteira.

Não sei se isso vai funcionar, como vocês são mais experientes que eu, podem me dar uma luz e assim ajudar outros que futuramente podem precisar disso!
Hit
Usúario

Reputação : 57

MensagemAssunto: Re: Como criar uma Inteligencia Artificial ?   Seg 14 Set 2015 - 8:41

Cara eu tive uma ideia é meio incerta mas talvez funcione que tal em vez de checar a distância dos chars vc checa a distância dos golpes no hit e na defesa, nas duas defesas vc coloca um movimento pra trás diferente tanto na de cima quanto em baixo aí vc cria uma checagem de acordo com essa distância pra que a CPU mude as skills  

Exemplo: char ataca com soco,oponente defende em cima vai pra trás CPU detecta (a distancia exata apos o hit )e muda a checagem não sei se fui muito claro mas acho que deu pra entender a ideia né rs.

Usando alguma var também daria certo só que é muito mais complicado teria que ter var em tudo quanto é comando do personagen e como as vars de  sistema afetam os dois ia ficar uma jogabilidade um pouco confusa teria que criar uma var que detectassem que o player 2 é a CPU e assim só ativar as modificações nele até hj acho que ninguém nunca tentou isso,mas seria a forma perfeita de manipular totalmente a CPU.
Brian Rocha
Usúario

MensagemAssunto: Re: Como criar uma Inteligencia Artificial ?   Seg 14 Set 2015 - 14:32

Deixa eu ver se entendi esse exemplo..

Quando a CPU der um soco, e o player defender, eu precisaria adicionar um certo movimento quando o ataque batesse na defesa, eu checaria a distância do CPU pro player de acordo com a distância que o player se moveu quando foi atingido bloqueando ?

Eu tenho um método, mais só iria funcionar pra algo que fosse ser selecionado no começo da partida, como uma variação ou um especial (SF3) para toda a partida.

Afinal, a CPU não deve apertar nada antes da partida, e você teria que escolher uma variação desde o começo, afirmando que o player 1 seria humano e o player 2 seria a CPU por não apertar nada.

Não haveria nenhum conflito entre humanos e a CPU, pois os players humanos TERIAM que escolher uma opção antes da partida, e a CPU não.

Mais eu não sei se a CPU só funciona no meio da partida, ou se fica ali apertando teclas antes da partida, se for, meu método é falho.
Hit
Usúario

MensagemAssunto: Re: Como criar uma Inteligencia Artificial ?   Seg 14 Set 2015 - 14:50

Sim isso mesmo vc entendeu ,o conflito haveria por causa da ativação das vars infelizmente na CPU não da pra por var nenhuma e o único jeito de interpolar um movimento do oponente conforme a ação do player é através das system vars.

Aí que vem acomplicações pq as variáveis de sistema pegam nos dois players vc iria jogar e quando apertasse algo o char se moveria sozinho ,tem um tutorial aqui no forum que ensina a por barras de life diferentes pra cada player talvez possa usar pra criar essa CPU fake .
barra de life diferente pra cada player

Seria uma boa alternativa já que a CPU do fighter maker é bem simples apenas lê a distância e calcula a probabilidade de executar a linha de comando de até 10 combinações possíveis.
Brian Rocha
Usúario

MensagemAssunto: Re: Como criar uma Inteligencia Artificial ?   Ter 15 Set 2015 - 14:15

No caso, o tutorial é pra aprender um pouco mais sobre o uso das variáveis para os dois lados, certo ?

Porém, eu não consegui pensar em algo por enquanto, pois estou consertando o Juggling de uma personagem que eu fiz recentemente, então, é um pouco difícil de se concentrar nos dois.

Mas pretendo dar mais uma olhada e ver o que eu posso fazer.
Hit
Usúario

MensagemAssunto: Re: Como criar uma Inteligencia Artificial ?   Ter 15 Set 2015 - 15:14

Sim mas também poderia ser usado pra criar um sistema pra cada player exemplo:vc cria uma var no golpe do jogador essa var faz a skill da CPU (que no caso é o segundo playerou seja quando for ativada só vai ter efeito no segundo player)mudar e ao mesmo tempo nao afeta o jogador seria um modo da CPU executar algo pré progamado pra ela a diferença seria que a ação seria sempre exata e nao como na probabilidade da CPU da engine.

Vai ser um sistema muito louco se der certo rs ,imagina só,progamar dentro de uma engine que não oferece programação nenhuma,difícil mas não impossível.

Ah esqueci de dizer também que vc pode por uma var de sistema na tela do modo versus pra que resete o valor e o segundo player funcione normalmente.
Brian Rocha
Usúario

MensagemAssunto: Re: Como criar uma Inteligencia Artificial ?   Qua 16 Set 2015 - 12:01

Perfeito, eu poderia deixar essa variável habilitada para a CPU por padrão, afinal, o player 2 teria que apertar start para poder entrar de qualquer jeito...

É um método muito bom mesmo, tuninho, eu não ligo de ter que usar uma variável para cada golpe que o char fizer, não tenho pressa pra nada mesmo, e com certeza, quem quiser algo mais complexo com sua CPU também precisará arranjar tempo de sobra pra ter o que quer.

Estou louco para colocar esse método em prática e ver os resultados, se alguém se habilitasse em fazer isso primeiro, tornaria o processo ainda mais rápido!
Hit
Usúario

MensagemAssunto: Re: Como criar uma Inteligencia Artificial ?   Qua 16 Set 2015 - 14:30

Pois é sua duvida ajudou muito a esclarecer como modificar algo na cpu ,com certeza não pensaria nisso sozinho rs, Olha até faria um de exemplo pra te dar uma ajuda,mas infelizmente to sem PC,porem qualquer duvida que tiver posta aqui que te respondo vlw.
Conteúdo patrocinado

MensagemAssunto: Re: Como criar uma Inteligencia Artificial ?   

Como criar uma Inteligencia Artificial ?
Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo 
Página 1 de 1
 Tópicos similares
-
» como criar um VA??
» Como criar ruas e estradas com o Abacus ez Scenery
» Arquivos .BAT como criar e usar
» Como criar um navegador Basico - Delphi 7
» Boss como criar?

Permissão deste fórum:Você não pode responder aos tópicos neste fórum
2D Fighter Maker 2nd Brasil :: 2D Fighter Maker 2nd. :: Dúvidas-
Ir para: