Fórum 2D Fighter Maker 2nd Brasil. Engine de programação a jogos de luta.

PortalInícioFAQBuscarRegistrar-seConectar-se
Conectar-se
Nome de usuário:
Senha:
Conexão automática: 
:: Esqueci minha senha
Últimos assuntos
» Dragon Ball Z UP
Ter 12 Dez 2017 - 15:26 por GMaker

» personagem secreto
Sab 9 Dez 2017 - 16:34 por FASA

» Pedido
Sex 17 Nov 2017 - 15:46 por Hit

» Removendo o Gasparzinho do FM
Sex 17 Nov 2017 - 15:22 por GMaker

» Pedido
Qui 9 Nov 2017 - 21:32 por andre

» Download do 2D Fighter Maker
Ter 24 Out 2017 - 15:16 por Hit

» Crit Hit
Ter 22 Ago 2017 - 17:37 por Hit

» Como diferenciar o Player 1 do Player 2 no Start
Sab 19 Ago 2017 - 14:38 por FASA

» Transhuman Syndrome
Seg 14 Ago 2017 - 18:54 por FASA

» Stages:som e mudança de cenario
Sab 6 Maio 2017 - 10:33 por Ash Carmesin

Buscar

Resultados por:

Rechercher Busca avançada

Compartilhe | 

Duvida: Remover deslizamento do P1 quando golpeia P2 no canto da tela.

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo 
AutorMensagem
wegosan
Usúario

Reputação : 0

MensagemAssunto: Duvida: Remover deslizamento do P1 quando golpeia P2 no canto da tela.   Ter 5 Jan 2016 - 23:12

Primeiro quero parabenizar o Site!!!
Estou voltando a "mexer" com o 2ndFM, então sem delongas!!! reparei que  quando se aplica um golpe, por exemplo, uma rasteira no oponente no canto da tela, o player1 desliza no sentido contrario se distanciando do Player2, creio que seja para evitar um combo infinito. Porém gostaria de remover esse pequeno incomodo. Estou fazendo uns teste, mas ainda nada. Eu amenizei esta situação diminuindo o valor do movimento do eixo x que impulsiona o player 2 para trás (ação de queda em uma rasteira), mas não quero que o player 2 fique caindo em uma rasteira no mesmo lugar. Quero que ele caia como as quedas dos personagens do SFII Wold Warrios quando estão no meio da tela.
Alguém com uma solução???? O.o
Hit
Usúario

Reputação : 57

MensagemAssunto: Re: Duvida: Remover deslizamento do P1 quando golpeia P2 no canto da tela.   Qua 6 Jan 2016 - 9:26

caramba Wegosan aqui que legal Agitado seja bem vindo de volta ao fm

talvez um movimento nulo na rasteira resolva o problema .

ou então por uma reação pós ataque na reação da rasteira fazendo que o player 1 acompanhe o movimento ou que não saia do lugar deslizando.
Danilo
Administrador

Reputação : 7

MensagemAssunto: Re: Duvida: Remover deslizamento do P1 quando golpeia P2 no canto da tela.   Qua 6 Jan 2016 - 22:51

Bom te ver novamente, Wego!

__________________________________________________________________________________________________
DWing
Visite: Café com Engine
wegosan
Usúario

MensagemAssunto: Re: Duvida: Remover deslizamento do P1 quando golpeia P2 no canto da tela.   Qui 7 Jan 2016 - 20:39

Valeu galera!!! tentando engrenar novamente!!! XD
wegosan
Usúario

MensagemAssunto: Re: Duvida: Remover deslizamento do P1 quando golpeia P2 no canto da tela.   Sex 15 Jan 2016 - 19:56

Resolvido deslizamento do char.
Havia feito  uma explicação muito detalhada, mas meu navegador travou e perdi tudo, agora vou simplificar.
Pequena explicação: O char desliza após golpear o oponente no canto da tela, por causa da parábola que é realizada através dos valores de [M] movimento e gravidade – quando o char ao cair desloca-se do ponto A para o ponto B.

A Rasteira normal que fiz, possui 2 [DA] ( detectar ação), sendo uma para detectar quando o char  toca o canto da tela e outra para detectar quando o char está caindo para depois se levantar, completando a ação de cair e se levantar.

Como mostra a figura acima, dividi a rasteira normal em 2 com os mesmos sprites e somando a isso, coloquei um [M] nulo na divisão 01, eliminando a parábola e a ação se completa chamando a divisão 02, assim completando a ação de cair. A divisão 01 é estática e a divisão 2 é a de ir pra baixo DOWN. Assim consegui eliminar a parábola e o char não desliza mais como antes, pois os valores que o faz deslizar está somente no divisão 02 que é a de decida,   o que o faz afastar-se por um segundo apenas quase imperceptível, muito próximo do SFII’, que aliás desliza mais do que o produzido por mim.

Espero que tenha entendido, pois por ter feito um tuto bacana, e pelo navegador ter me deixado na mão, meu animo pra escrever foi por água abaixo.  Mas não tem problema, ainda tenho que aperfeiçoar esta ação, e assim que estiver 100%, posto um tuto pra galera bem detalhado!

Hit
Usúario

Reputação : 57

MensagemAssunto: Re: Duvida: Remover deslizamento do P1 quando golpeia P2 no canto da tela.   Sex 15 Jan 2016 - 20:41

nossa tão fácil assim Muito Irritado

tutorial muito bem explicado valeu Wegosan. Isso
Danilo
Administrador

Reputação : 7

MensagemAssunto: Re: Duvida: Remover deslizamento do P1 quando golpeia P2 no canto da tela.   Dom 17 Jan 2016 - 23:45

Wego sempre fera! Agitado

__________________________________________________________________________________________________
DWing
Visite: Café com Engine
FASA
Usúario

MensagemAssunto: Re: Duvida: Remover deslizamento do P1 quando golpeia P2 no canto da tela.   Qua 18 Jan 2017 - 1:30

Resolvi este problemas de uma forma bem simples,então vou postar aqui como uma alternativa para vocês.
  No principio de cada reação eu retirei todos OS COLISORES e deixei apenas dano,acabando de vez com o problema de deslizamento de vários personagens em cena(fiz um teste contra três adversários),pois os colisores ricocheteiam entre si e se somar valores como gravidade x,ai acontece o problema,além de cancelarem reações de slam (arremesso).
  Espero que de alguma forma ajude,caso tenha alguma dificuldade com este processo de colisão.
GMaker
Usúario

Reputação : 21

MensagemAssunto: Re: Duvida: Remover deslizamento do P1 quando golpeia P2 no canto da tela.   Qua 18 Jan 2017 - 9:22

Ou então diminui valor do FD na Reação,acho que também funciona
FASA
Usúario

MensagemAssunto: Re: Duvida: Remover deslizamento do P1 quando golpeia P2 no canto da tela.   Qua 18 Jan 2017 - 10:45

Vou testar aqui essa do FD alguma coísa aconteça.Valeu!
FASA
Usúario

MensagemAssunto: Re: Duvida: Remover deslizamento do P1 quando golpeia P2 no canto da tela.   Sex 3 Fev 2017 - 14:02

E aí pessoal,tive este mesmo problema só que com o pulo para cima no canto da tela.Quando golpeado por baixo,criava este deslocamento do atacante,resolvi de forma parecida como o wego-san fez e deu certo.
  Fiz assim:coloquei um DA (detectar ação) golpeando a parede e criei uma ação chamada "pre-hit wall",nesta ação peguei o primeiro frame da ação "hit the wall"(acerteando a parede)arrastei 70 pontos para cima como posição e  coloquei um valor alto no tempo dele e um movimento com gravidade +60 puxando o frame para baixo.Coloquei um outro DA (detectar ação) completando a reação e mandando direto para a ação "hit the ground"(acertando o chão),que re-inicia o ciclo naturalmente.
   Evitou com perfeição o arrasto do personagem em todos os golpes deles e de outros.
 Espero ter ajudado,em suma é bem parecido com o do Wego-san,mas quando se esta começando é sempre bom ter aquela mastigadinha para ajudar.
   Valeu pessoal!
wegosan
Usúario

MensagemAssunto: Re: Duvida: Remover deslizamento do P1 quando golpeia P2 no canto da tela.   Qui 16 Fev 2017 - 22:24

@FASA escreveu:
E aí pessoal,tive este mesmo problema só que com o pulo para cima no canto da tela.Quando golpeado por baixo,criava este deslocamento do atacante,resolvi de forma parecida como o wego-san fez e deu certo.
  Fiz assim:coloquei um DA (detectar ação) golpeando a parede e criei uma ação chamada "pre-hit wall",nesta ação peguei o primeiro frame da ação "hit the wall"(acerteando a parede)arrastei 70 pontos para cima como posição e  coloquei um valor alto no tempo dele e um movimento com gravidade +60 puxando o frame para baixo.Coloquei um outro DA (detectar ação) completando a reação e mandando direto para a ação "hit the ground"(acertando o chão),que re-inicia o ciclo naturalmente.
   Evitou com perfeição o arrasto do personagem em todos os golpes deles e de outros.
 Espero ter ajudado,em suma é bem parecido com o do Wego-san,mas quando se esta começando é sempre bom ter aquela mastigadinha para ajudar.
   Valeu pessoal!
Fasa, boa noite!
Tem como vc colocar pra galera os prints desse tuto, facilitaria para os iniciantes. E outra coisa, o meu não está 100% funcional, ele resolveu o deslizamento, porém as vezes acontece do oponente cair 2 vezes. Não parei para analisar e acabar com esse problema, mas ja que vc conseguiu sucesso, compartilhe com a galera. Eu estou ancioso para ver os prints e aplicar no meu char! Agitado

Wegosan The Original®️
2ndFMBR
ryu
FASA
Usúario

MensagemAssunto: Re: Duvida: Remover deslizamento do P1 quando golpeia P2 no canto da tela.   Qui 16 Fev 2017 - 23:32

Olá Wego san o densetsu senpai (sênior lendário)do fórum.Prazer conhece-lo,uso sua versão do FM e sim,irei postar um tuto para todos,aliás é uma gambiarra bem simpleszinha mesmo.Já,já posto aqui para a comunidade,valeu! Piscando o olho Feliz
FASA
Usúario

MensagemAssunto: Re: Duvida: Remover deslizamento do P1 quando golpeia P2 no canto da tela.   Sex 17 Fev 2017 - 0:02

Pessoal vou postar aqui duas formas que acabam de vez com o deslizamento de canto de tela.A primeira ocorre quando o oponente esta no ar e é golpeado por baixo,esta forma é DIFERENTE da forma de reação chão-chão.Ok,vamos lá:

Criei uma reação chamada pré-hit the wall (ou pré-batida na parede)que é a utilização de UM ÚNICO frame;o primeiro frame da animação hit the wall (batendo na parede); Só que com a duração extendida.
   Ao invés de ligar a reação aérea no hit the wall normal,ligue nela,pois ela se junta a reação hit the ground (batendo no chão) no meu caso usei uma animação do personagem acertando o solo direto,sem queda. Seguem imagens da ação pré hit the wall:

No movimento,a grávidade ira jogar o personagem direto ao solo.
https://i58.servimg.com/u/f58/19/61/99/74/210.jpg

Movimento nulo de cancelamento
https://i58.servimg.com/u/f58/19/61/99/74/captur10.jpg

Enviando a ação hit the ground
https://i58.servimg.com/u/f58/19/61/99/74/410.jpg

Segunda forma a seguir,obrigado por acompanharem. ^^
FASA
Usúario

MensagemAssunto: Re: Duvida: Remover deslizamento do P1 quando golpeia P2 no canto da tela.   Sex 17 Fev 2017 - 0:15

Segunda parte,evitando arrastamento por rasteira.Existem coísas no FM que devemos usar a física e outras não.Neste caso simplesmente coloque a animação SEM nenhum (M),seguindo a altura desejada da animação e adicione frames defensivos se assim desejar. 
  Seguem imagens de um ciclo simples de animação SEM adição de movimento.

Calcule com exatidão a altura e fim de deslocamento

OBS : Coloquei as imagens da animação para ninguém ter nenhuma dúvida que é só a animação mesmo.
wegosan
Usúario

MensagemAssunto: Re: Duvida: Remover deslizamento do P1 quando golpeia P2 no canto da tela.   Sex 17 Fev 2017 - 9:33

@FASA escreveu:
Segunda parte,evitando arrastamento por rasteira.Existem coísas no FM que devemos usar a física e outras não.Neste caso simplesmente coloque a animação SEM nenhum (M),seguindo a altura desejada da animação e adicione frames defensivos se assim desejar. 
  Seguem imagens de um ciclo simples de animação SEM adição de movimento.

Calcule com exatidão a altura e fim de deslocamento

OBS : Coloquei as imagens da animação para ninguém ter nenhuma dúvida que é só a animação mesmo.
Belo tuto fasa! Isso
Realmente é tudo muito simples, irei aplicar no meu Ryu para ver o resultado. Por isso que eu sempre falo para que todos postem tutos com imagens, pois uma coisa tão simples tem uma grande importancia para todos. Para mim, ja resolve 80% dos meus problemas. E as vezes não enxergamos as coisa da forma simples e tomamos caminho mais dificeis. O que me incomodava muito no 2ndFM era essa fisica de deslizamento. Eu imagino que o Criador do 2ndFM, não criou um behavior off deslizamento, para evitar os malditos combos infinitos, pois o chars desliza para longe do oponente. Eu quero ter controle sobre isso, por exemplo: dar um combo de até 4 hits e no quinto se não cancelar e dar o especial, o oponente irá usar o deslizamento da própria engine! Valeu pelo tuto..continue assim! Estou tentando retomar o dia a dia de Charmaker, mas ta complicado!!! Piscando o olho

Wegosan The Original®️
2ndFMBR
ryu
FASA
Usúario

MensagemAssunto: Re: Duvida: Remover deslizamento do P1 quando golpeia P2 no canto da tela.   Sex 17 Fev 2017 - 10:21

Valeu Wegosan!Para encaixar 4 hits ou até infinitos também é bem simples,você tem que tirar TODOS os colisores das reações no momento ANTERIOR em que o golpe encaixa e deixar SOMENTE as caixas azuis de dano,pois o colisor do defensor em contato com do atacante empurra o defensor para trás (sabe quando tem 2 personagens,um esta parado e o outro caminhando o empurra?É essa condição que impede todos os combos chão-chão,chão-ar e ar-ar).
   As vezes quando desejo o combo com perfeição,faço duas coísas: tiro todos os frames de defesa da reação e só os aplico no momento em que desejo que o golpe encaixe;Uso este modo à partir do SEGUNDO golpe do combo e repito na sequência ajustando o tempo tanto do golpe quanto da reação,para que fiquem sincronizados.Ou retiro todos os colisores,só deixando os azuis de dano.
   Tudo depende do tempo da animação,você tem que sentir para onde o golpe vai e de acordo com a reação criar o tempo exato de impacto.É diferente de simplesmente usar as caixas de colisão fazerem o trabalho,pois as vezes o sistema engole a contagem de hits e os golpes não pegam no adversário.
   Tirando momentaneamente os FD (geralmente nos 2 primeiros frames da reação)você evita a maioria dos arrastamentos,pois o personagem além de se encontrar inativo ele vai estar em uma condição de invulnerabilidade.Aplique os colisores,somente se seu golpe tiver arrasto .
   Espero ter ajudado,pois esse tipo de coísa também acontece comigo,de procurar soluções complicadas para problemas simples. Feliz
wegosan
Usúario

MensagemAssunto: Re: Duvida: Remover deslizamento do P1 quando golpeia P2 no canto da tela.   Sex 17 Fev 2017 - 13:54

Isso Isso Isso Isso Isso Isso
@FASA escreveu:
Valeu Wegosan!Para encaixar 4 hits ou até infinitos também é bem simples,você tem que tirar TODOS os colisores das reações no momento ANTERIOR em que o golpe encaixa e deixar SOMENTE as caixas azuis de dano,pois o colisor do defensor em contato com do atacante empurra o defensor para trás (sabe quando tem 2 personagens,um esta parado e o outro caminhando o empurra?É essa condição que impede todos os combos chão-chão,chão-ar e ar-ar).
   As vezes quando desejo o combo com perfeição,faço duas coísas: tiro todos os frames de defesa da reação e só os aplico no momento em que desejo que o golpe encaixe;Uso este modo à partir do SEGUNDO golpe do combo e repito na sequência ajustando o tempo tanto do golpe quanto da reação,para que fiquem sincronizados.Ou retiro todos os colisores,só deixando os azuis de dano.
   Tudo depende do tempo da animação,você tem que sentir para onde o golpe vai e de acordo com a reação criar o tempo exato de impacto.É diferente de simplesmente usar as caixas de colisão fazerem o trabalho,pois as vezes o sistema engole a contagem de hits e os golpes não pegam no adversário.
   Tirando momentaneamente os FD (geralmente nos 2 primeiros frames da reação)você evita a maioria dos arrastamentos,pois o personagem além de se encontrar inativo ele vai estar em uma condição de invulnerabilidade.Aplique os colisores,somente se seu golpe tiver arrasto .
   Espero ter ajudado,pois esse tipo de coísa também acontece comigo,de procurar soluções complicadas para problemas simples. Feliz

Wegosan The Original®️
2ndFMBR
ryu
Conteúdo patrocinado

MensagemAssunto: Re: Duvida: Remover deslizamento do P1 quando golpeia P2 no canto da tela.   

Duvida: Remover deslizamento do P1 quando golpeia P2 no canto da tela.
Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo 
Página 1 de 1
 Tópicos similares
-
» Duvida na instalação do FS2004
» Programa para remover drivre da ATI
» Duvida AMD ou INTEL
» Luzes das aeronaves . Existe uma regra de quando acioná-las?
» [DUVIDA]Como fazer uma Mira tipo a de Snipers que fica ocilando?

Permissão deste fórum:Você não pode responder aos tópicos neste fórum
2D Fighter Maker 2nd Brasil :: 2D Fighter Maker 2nd. :: Tutoriais-
Ir para: