Sem mais delongas, vamos ao tuto.Com esse método, já consegui mais de trinta sprites em uma única semana, claro que isso depende da complexidade do personagem que você esta fazendo e suas bases. Nesse caso eu escolhi o antigo tokusatsu ChangeDragon. Que foi um dos que eu gostaria de fazer, mas acabei escolhendo o JaspionComo base, escolhi o cyclops do crossover marvel vs capcom
Fase 1 - Sprites requeridos e os intens
Abaixo, eu chamo de itens, os acessórios do changedragon. Lá tem o capacete que fiz do zero, o esquema de cores e o coldre de sua arma, que tirei do sprite do antigo game do justiceiro. Escolhi dois sprites da sheet do cyclops. Com eles será formado o sprite base
Fase 2 - montagem
Aqui eu montei sua base, com o primeiro sprite usei a parte superior, com a segunda usei a inferior invertida. Você pode colocar o coldre agora ou no final, fica a seu critério.
Fase 3 - Edição de paleta
Nessa fase você vai trocar as cores do sprite e fazer alguma separação de cor se necessário. Usem as mesmas cores do esquema, se não a paleta não irá funcionar quando você programar o char e vai ter uma grande dor de cabeça pra arrumar tudo.
Fase 4 - Edição do sprite
Nessa fase você vai editar o sprite e fazer alguma separação na cor novamente se for preciso. Observem que removi a cinta que ele tinha do abdomen pro peitoral, separei a cor ou desenhei a camiseta dele e as luvas e fiz o colarinho dele
Fase 5 - Adição de Itens.
Cada caso é um caso, mas pelo o menos nesse caso, pra finalizar a edição, basta adicionar os itens e apagar oque sobrar do antigo sprite, Agora você tem um sprite de qualidade média vamos dizer assim, Que é o adequado pra criar um char com certa velocidade.
Você pode utilizar esse método em uma animação inteira de uma só vez pra acelerar, agora você pode criar o char de seus sonhos. Vai levar algum tempo, mas você pode trabalhar nas suas horas livres, um dia você termina. Quanto mais você praticar, mais rápido você fica. Com prática será capaz de terminar um em questão de poucos meses.
Agora leia isso com atenção: Trabalhe sempre com 256 cores, não salve jamais como jpg, nem comverta para CMYK, você vai perder tudo se fizer isso. Muita atenção pra não jogar seu trabalho fora e boa sorte com seus projetos.